EMEB Prof Mário Zinni

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças." (Fernando Pessoa)

Projeto Vivenciando a Literatura


Considerando a importância da leitura para a “leitura de mundo” dos indivíduos e inspirados em  Boff (1997) que afirma “cada um lê com os olhos que tem, e interpreta à partir de onde os pés pisam”, no ano de 2008 a equipe de Gestores e Docentes da EMEF “Professor Mário Zinni” foram capacitados através da Oficina “Literatura na Escola: Teoria e Prática” em que os participantes (Re) visitaram as teorias e práticas desenvolvidas por diversos autores a respeito do importante papel exercido pela Literatura, em suas múltiplas facetas, no espaço escolar. Tornando mais sólida a concepção do crítico literário Antonio Cândido que em uma de suas obras nos traz que a “literatura humaniza os homens”.
Após a capacitação foi a hora “de mãos à obra”. A escola providenciou a aquisição das obras literárias, os professores iniciaram a construção de materiais que auxiliariam no desenvolvimento de novas metodologias para a contação de histórias.
E assim nascia o projeto...
Foram montadas as “caixas de leitura”, para cada sala com as obras indicadas para cada faixa etária.
 Nesse ano (2008), a leitura diária do professor e o desenvolvimento de novas estratégias culminou com o grupo de docentes realizando a apresentação de um teatro através da  releitura e adaptação da Obra “A Bela Adormecida”, que se intitulou “O Príncipe Desencantado”. Esse trabalho foi apresentado aos alunos no Dia da Criança, na Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino e na Faculdade Anhanguera de Pirassununga aos alunos de Pedagogia.
Durante os anos de 2009 e 2010 o projeto foi se “alimentando” de novas ideias e sofrendo depurações.
Tivemos em 2009 novas obras sendo incorporadas à rotina de leitura do professor, um aumento significativo de empréstimos na sala de leitura, as classes confeccionando mensalmente painéis informativos baseados no Projeto Leitura e apresentações para a comunidade. 

ANOS
ATIVIDADES
2008
Capacitação da equipe: “Literatura na escola: teoria e prática”, por Janete Schmidt de Camargo César;
Montagem de “Caixas de Leitura” e outros materiais, para contação diária de histórias;
Sistema de empréstimo e devolução de livros aos alunos e professores;
Apresentação de teatro “O príncipe desencantado” ( readaptação da obra A Bela Adormecida);
Projeto Painel Informativo.
2009
Reorganização, semestral das “Caixas de Leitura”;
Sistema de empréstimo e devolução de livros aos alunos e professores;
Contação de história na “Sala de Leitura”
Apresentações para a comunidade;
Projeto Painel Informaivo;
Visita a Editora Adonis: Projeto Como Nasce um Livro.
2010
Reorganização, semestral das “Caixas de Leitura”;
Virada Literária;
Projeto Muro;
Projeto Painel informativo;
O Livro que Mais Gostei;
Contação de História;
Maleta de Leitura;
Sistema de empréstimo de livros aos alunos e professores.
2011
1) Reorganização, semestral das “Caixas de Leitura”;
2)Virada Literária;
Projeto Muro;
Projeto Jornal Mural;
O Livro que Mais Gostei;
Contação de História;
Maleta de Leitura;
8)Sistema de empréstimo de livros aos alunos e professores.
2012
1) Reorganização, semestral das “Caixas de Leitura”;
2)Virada Literária;
Projeto Muro;
Projeto Jornal Mural;
O Livro que Mais Gostei;
Contação de História;
Maleta de Leitura;
8)Sistema de empréstimo de livros aos alunos e professores.
9) Projeto Painel
10) Hora do Conto com os pais
11) A ocasião faz o escritor: leitura e escrita de professor


Ressaltamos que o escritor Sérgio Lowchinovicy esteve na escola representando a Editora Adonis e convidando os alunos para conhecê-la. No final do ano as crianças foram  e participaram do projeto “Como Nasce um Livro”.
No início do ano letivo de 2010, na “Semana de Planejamento”, o Projeto “Vivenciando a Literatura”, foi repensado e novas ideias e ações foram desenvolvidas, dentre elas:
“Virada Literária”: a partir de uma obra literária cada professor com seus respectivos alunos desenvolvem uma apresentação para as outras classes da Unidade Escolar
(conforme fotos nos anexos). De acordo com um cronograma, é uma semana dedicada exclusivamente às apresentações.
Também na sala de leitura além do empréstimo de livros, a professora Dalva reformulou as “Caixas de Leitura” com novas obras literárias;
Contação de história: mensalmente, para todos os alunos feita dentro da Sala de Leitura, além do trabalho do professor em sala de aula;
“Maleta de Leitura”: em que os alunos levam obras para  casa, como uma forma de envolvimento da comunidade com à questão da circulação da leitura e escrita.
Em 2010, especificamente no mês de agosto, o Projeto “pulou” para os muros da escola. Foram escolhidos clássicos da literatura e da música e com o apoio de um ilustrador e participação das crianças nossos muros ganharam nova vida, versos e melodias.
Esse ano o Projeto completa 5 anos de efetiva existência e estará desenvolvendo novas ações e solidificando as já existentes.
Enfim, a EMEF “Professor Mário Zinni” está vivenciando de corpo e alma a literatura como ferramenta de aprendizagem e prazer.